
O Ramo Sênior é formado por jovens com idades entre 15 e 17 anos!
Nós já nos conhecemos melhor, aceitamos nossas características e as diferenças de um jeito mais simples, e estamos entendendo melhor nossa própria personalidade.
A Tropa Sênior (masculina), Tropa Guia (feminina) é dividida em patrulhas de 4 a 6 jovens. Cada patrulha adota um nome característico, que pode ser o de algum acidente geográfico bem conhecido pela patrulha ou de uma tribo indígena nacional.
O programa educativo e as etapas do sênior e da guia visam aumentar os conhecimentos e treinamento para o desenvolvimento físico, moral, intelectual, espiritual e social. É introduzido valores de vida, autodomínio, coragem, amizade, respeito e autoconfiança suficiente para enfrentar qualquer situação.
Com a tropa sênior vivemos verdadeiras aventuras: fazemos rapel, navegamos, acampamos por vários dias, fazemos trilhas e escaladas. Somos constantemente desafiados e incentivados a superar nossos limites intelectual e fisicamente, por meio de jogos, dinâmicas, especialidades, desenvolvimento de atividades sociais, e atingir nossa mais almejada insígnia do Ramo: o Escoteiro da Pátria.
A Tropa Sênior/Guia é normalmente a que exige um maior esforço físico e um alto grau de conhecimento, permitindo os jovens evoluírem muito. Todos que um dia passaram pela Tropa Sênior/Guia sabem o valor que essa tem e o quanto essa fase foi boa e importante para seu crescimento na vida. Para quem ainda não chegou lá, boa sorte e aproveitem muito se tiverem a oportunidade!
Antes de completar 18 anos, o sênior ou a guia é encaminhado para o Clã Pioneiro, após passar pela “ponte” para se adaptar na futura tropa, o jovem passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Tropa Sênior/Guia.
Movimento Escoteiro: Ramo Sênior
O Ramo Sênior é formado por jovens com idades entre 15 e 17 anos, e os incentiva a superar seus próprios desafios! Com a tropa sênior são vividas verdadeiras aventuras: rapel, navegações, acampamentos, trilhas, escaladas e muito mais!

Escoteiro da Pátria
É o distintivo de grau máximo do Ramo Sênior e para condecorar um jovem que atenda a todos os requisitos é necessária a recomendação da Corte de Honra e da Chefia da Tropa Sênior, a aprovação da Diretoria do Grupo Escoteiro (ou Unidade Escoteira Autônoma) e a homologação pela Diretoria Regional. O distintivo e o certificado é enviado/emitido pela Diretoria Executiva Nacional.
Quais são os requisitos para a conquista do Escoteiro da Pátria?
• Tenha realizado a totalidade das atividades da Etapa Azimute;
• Tenha conquistado o Cordão Dourado;
• Possua uma das seguintes Insígnias de Interesse Especial do Ramo Sênior: Insígnia Mundial do Meio Ambiente, Insígnia da Lusofonia, Insígnia Cone sul ou Insígnia do Desafio Comunitário;
• Possua pelo menos 10 noites de acampamento, como Sênior, com sua Patrulha ou Tropa;
• Possuir a Insígnia da sua respectiva modalidade (Aeronauta, Naval ou Mateiro), do Ramo Sênior.
Como é este distintivo?
É um distintivo em forma de elipse, com eixos horizontal e vertical medindo, respectivamente, 4,5 cm e 5,5 cm, debruada em ouro, bordada sobre tecido verde; o interior da elipse é ocupado pelas Armas da República, bordadas em ouro e prata sobre fundo verde.
Onde costurar?
Este distintivo deve ser usado na manga direita da camisa, abaixo do numeral do Grupo Escoteiro.
Desafio Sênior

Insígnias

mAPPa Jovem

mAPPa Jovem
