
Entre os 6,5 e os 10 anos, somos lobinhos!
Aprendemos muito sobre a vida em meio à natureza, a viver em grupo e desenvolver nossa autonomia.
O lema do Lobinho é “O Melhor Possível” e nesse ramo trabalha-se o lúdico, utilizando como fundo de cena a História do Livro da Jângal (de Rudyard Kipling — Mowgli, o menino lobo), e é o que inspira a organização do Ramo Lobinho — juntos formamos uma alcateia, dividida em pequenos grupos de 4 a 6 crianças chamados matilhas.
O lobo é o animal símbolo de todas as Matilhas. Cada Matilha possui um jovem líder, chamado Primo ou Prima, que é auxiliado e substituído em suas ausências, por outro lobinho (a), denominado de Segundo (a). Ambos são eleitos pela própria Matilha. Uma Alcateia completa deve contar com, no máximo, quatro Matilhas.
O adulto responsável pelo ramo é chamado de Akelá e seus assistentes são chamados de Baloo, Baguera, Kaa e outros nomes representados no Livro da Jângal.
Temos nossa própria lei, a Lei do Lobinho. Mas é necessário mesmo ter uma Lei?
Imagine a bagunça que seria em sua casa, em sua escola, na Alcateia, se não existissem regras e cada um fizesse o que bem entendesse. Nem os jogos e as brincadeiras dariam certo, concorda?
Antes que possamos completar 11 anos, somos encaminhados para o Ramo Escoteiro. Nesse período, é feita uma Cerimônia de Passagem para podermos nos despedir da alcateia.
Se você quer fazer parte desta grande família de lobinhos, entre em contato conosco!
Movimento Escoteiro: Ramo Lobinho
O Ramo Lobinho reúne crianças entre 6,5 e 10 anos, realizando atividades com ênfase educativa na socialização. No Movimento Escoteiro, os lobinhos fazem amigos, se divertem muito e começam a aprender a importância do trabalho em equipe.

Cruzeiro do Sul
É o distintivo de grau máximo do Ramo Lobinho e para condecorar uma criança que atenda a todos os requisitos é necessária a aprovação da Diretoria do Grupo Escoteiro (ou Unidade Escoteira Autônoma) e a homologação pela Diretoria Regional. O distintivo e o certificado é enviado/emitido pela Diretoria Executiva Nacional.
Quais são os requisitos para a conquista do Cruzeiro do Sul?
• Tenha conquistado todas as atividades previstas no 2º Guia do Caminho da Jângal;
• Tenha participado de, no mínimo, três acampamentos ou acantonamentos;
• Tenha conquistado, no mínimo, cinco especialidades em pelo menos três ramos de conhecimentos diferentes;
• Tenha conquistado uma das quatro Insígnias de Interesse Especial do Ramo Lobinho: Insígnia Mundial Escoteira de Meio Ambiente, ou a Insígnia da Lusofonia, ou Insígnia do Cone Sul, ou a Insígnia da Boa Ação;
• Seja recomendado pelos Velhos Lobos e pela Roca de Conselho por ser um Lobinho dedicado, frequente às atividades da Alcateia e cumpridor da Lei e Promessa do Lobinho.
Como é este distintivo?
É um distintivo redondo de tecido azul-marinho com 4,5 cm de diâmetro, debruado em amarelo, tendo ao centro o Cruzeiro do Sul, também bordado em amarelo.
Onde costurar?
O distintivo deve ser colocado na manga direita da camisa.
Caminho da Jângal

Insígnia

mAPPa Jovem

mAPPa Jovem
